quarta-feira, 28 de abril de 2010

Aula: Saúde e Prevenção - AIDS/DST

Autor: Dilma Couto de Oliveira

Itumbiara

Colégio Estadual Ermelindo Félix de Miranda

Co-autor(es)

Maria Nilsa Campos
Sulene Alves Mendes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema

Ensino Fundamental Final – Ciências e Saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Identificar a sexualidade como um processo do desenvolvimento físico e emocional;
Compreender que as manifestações da sexualidade fazem parte da vida e são prazerosas, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada;
Descrever e registrar dados, informações, idéias e conclusões na forma de desenhos, anotações, pequenos textos e de esquemas.
Identificar práticas saudáveis de higiene sexual, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis,
Compreender o que é AIDS: formas de transmissão, prevenção e tratamento;
Identificar manifestações de DST´s, formas de transmissão e prevenção.


Duração das atividades

8 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter o conhecimento básicos de higiene, estruturas celulares, atuação dos vírus, reprodução humana.
Estratégias e recursos da aula
Em um primeiro momento, é necessário fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios do assunto (conceitos e preconceitos) a respeito de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS; conhecimento de pessoas que têm ou já tiveram alguma doença sexualmente transmissível; depoimento a respeito de tabus relacionados à sexualidade.
1ª aula: (2 horas-aula) Dia da Família na Escola: Palestra para pais de alunos, sobre AIDS e DST´s; enfatizando a importância da família na orientação dos jovens a respeito da sexualidade, distribuição de material (preservativo, panfletos explicativos).
2ª aula: Aula expositiva: projeção de slides em PowerPoint, relacionando a importância do uso de preservativo na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
3ª aula: Dinâmica: “Negociando o uso de Preservativo (Batata Quente)”: nesta atividade, o educador escolhe um objeto que será a “batata quente” e deve colocar música, enquanto o objeto passa de mão em mão. Quando a música parar, o aluno que está com o objeto vai escolher um cartão e responder à pergunta. Deve-se oferecer oportunidade para que todos expressem alternativas de negociação do uso da camisinha, enriquecendo a discussão.
4ª aula: Pesquisa no Laboratório de Informática: os alunos deverão pesquisar em sites de busca, informações para enriquecer e complementar seu trabalho. Um site interessante que contém um dicionário sobre o assunto é: http://www.programa-ato.com.br/in_dicionario.asp
5ª aula: Dinâmica: “Contatos Pessoais e Cadeia de Transmissão”: O professor entrega uma folha d papel a cada aluno, com uma figura já desenhada. Para cada 10 participantes, desenhar em cada folha apenas uma figura geométrica, sendo: 1 triângulo, 2 quadrados, 3 retângulos e 7 círculos. Os participantes devem dançar pela sala e conversar com os colegas, com a finalidade de integração. Em determinado momento, o professor solicita aos participantes que parem e copiem o desenho do colega que estiver mais próximo. Repete esse processo 4 vezes. Após o término da atividade, o professor pergunta se os participantes têm idéia do que significam as figuras. Discute com o grupo o significado das figuras e o que aconteceu com cada participante.
• Círculo = pessoa sadia
• Quadrados = portador de DST
• Triângulo = portador de HIV
• Retângulo = usou preservativo corretamente
Sugestões para reflexão:
• Quantos participantes começaram o jogo com círculos, quadrados, triângulos?
• Quantos participantes chegaram ao final do jogo sem triângulo na folha?
• O que significa mais de um triângulo ou um quadrado na folha?
• É possível prever quem é portador de DST/AIDS, levando em conta apenas a aparência física?
• Todas as vezes que a música parou é como se tivéssemos trocado de parceiro (a) sexual.
• Quando copiamos o desenho do colega, são os relacionamentos anteriores que acompanham os novos relacionamentos.
• Um único portador do HIV colocou “x” pessoas em risco.
6ª aula: (2 horas-aula) Palestra e depoimento de um indivíduo soro positivo; Coleta de material (sangue), por pessoas especializadas, para exames laboratoriais.
Recursos Complementares
http://www.abennacional.org.br/revista/cap6.3.html
http://www.programa-ato.com.br
www.google.com.br

Avaliação

Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas; Apresentação de trabalhos; Produção e divulgação de texto argumentativo sobre cuidados com o corpo em relação à sexualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário