domingo, 13 de junho de 2010

Execução da Atividade e Relato da Experiência
GRUPO ERMELINDO
Componentes:
Dilma Couto de Oliveira
Maria Nilsa Campos
Sulene Alves Mendes
Todos contra a dengue
Acabe com a água parada, antes que a Dengue acabe com você.

Os alunos se envolveram e participaram de todas as atividades, demonstrando interesse e compreensão de acordo com os objetivos da aula. Conseguiram relacionar o assunto da mídia aos objetivos e propostas da atividade.
Quanto ao conteúdo, os alunos não tiveram dúvidas; porém, o que dificultou a realização da atividade foi: a lentidão da abertura dos programas, duas máquinas estavam travadas e a disputa pelo fone de ouvidos para interagir com o programa e manuseio do teclado. Percebemos que a solução não seria adquirir caixas de som, e sim mais máquinas para um trabalho individual.
Houve colaboração entre as duplas, pois alguns não tinham muita intimidade com o computador e eram auxiliados pelo colega. Entre a maioria, houve socialização e compartilhamento dos conhecimentos obtidos. Devido ao mau funcionamento das máquinas, duas duplas foram prejudicadas, tendo que realizar a atividade em outro momento.
O professor apenas direcionou a atividade, indicando o site e o assunto da atividade, na maior parte da aula os alunos interagiram e conduziram a animação e o vídeo sobre a dengue; o interesse foi geral, tanto que não ficaram apenas com o vídeo indicado, pesquisam outros no mesmo ambiente. Praticamente todos ficaram satisfeitos com a atividade, alguns ficaram frustrados devido ao mau funcionamento das máquinas e programas.
Percebemos que atividades relacionadas ao cotidiano e vivência dos alunos são mais interessantes e consequentemente, o aproveitamento e aprendizado são melhores. E assim, esses alunos poderão ser multiplicadores dentro de casa, informando seus responsáveis como proceder na eliminação de qualquer risco de foco de dengue.
A duração da atividade foi apenas de duas aulas de 50 minutos, mas pode se tornar um grande projeto com a participação de todas as disciplinas e, principalmente da comunidade. O professor de geografia pode trabalhar identificando as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue; em matemática, pode-se ler e construir gráficos e tabelas que representem números da dengue ocorridos na cidade, no estado e no país; em história relacionar como o histórico do desmatamento e aquecimento global pode interferir na proliferação do mosquito; em língua portuguesa pode-se fazer produções de texto e relatórios sobre as atividades desenvolvidas; em artes podemos confeccionar cartazes.




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