domingo, 13 de junho de 2010

Planejando uma Atividade Usando Mídias Digitais
Grupo Ermelindo: Dilma Couto de Oliveira
Maria Nilsa Campos
Sulene Alves Mendes

Título: Todos Contra a Dengue
Ano: 6º
Componentes Curriculares: Ciências, Higiene e Saúde.
Habilidades e Competências: interpretar, refletir, comparar e analisar dados, relacionar a atividade com experiências do cotidiano.
Objetivos:
· Identificar as principais formas de combater a proliferação do mosquito transmissor da Dengue: Aedes aegypti;
· Identificar o ciclo de vida do mosquito transmissor da Dengue: Aedes aegypti;
· Identificar os principais sintomas da Dengue;
· Identificar as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento,
· Relacionar o desmatamento das florestas à proliferação do mosquito Aedes aegypti nas cidades;
· Reconhecer a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir doenças;
· Conhecer a origem do mosquito Aedes aegypti;
· Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue.

Etapas das Atividades:
· Na sala de aula:
1. Conscientização de que a dengue pode ser tão prejudicial a ponto de levar o indivíduo à morte;
2. Sensibilização para que os alunos façam a vez de professores (as) dentro de casa, informando seus responsáveis como proceder na eliminação de qualquer risco de foco da dengue.
· No LIE:
1. Os alunos assistirão a um vídeo sobre a história da dengue;
2. Jogo da dengue: informações sobre prevenção da dengue;
3. Animação/Simulação: sintomas, formas de contágio e tratamento da dengue.
Recursos:
· Vídeo – História da Dengue
· Jogo da Dengue
· Animação/Simulação

Avaliação:
· Observação da participação e envolvimento nas atividades propostas,
· Acompanhamento e análise do desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura atitudinal;
· Avaliação escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário