terça-feira, 8 de junho de 2010

Portfólio de Dilma Couto - Tecnologias na Educação-Ensinando e Aprendendo com as TIC

Portfólio de Dilma Couto

Quem é Dilma Couto: Nesta atividade fizemos uma apresentação pessoal, nossas experiências e expectativas sobre o curso.
O que eu pesquisei e escrevi sobre hipertextos: Através desta atividade, pude navegar pelo diversos links de um hipertexto e descrevi minhas impressões sobre a experiência da navegação.
Reflexão sobre como a escola vem lidando com as novas tecnologias, e discussão da entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia, “[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001).
Uma apresentação sobre vídeos: Preparamos uma apresentação em grupo, mostrando como utilizar a hipermídia na educação e como tais atividades auxiliam os alunos a gostar mais dos conteúdos.
Planejando uma atividade com hipertexto ou internet: Eu e meu grupo (Ermelindo) desenvolvemos uma seqüência didática com o tema “Gripe H1N1” e trabalhamos com nossos alunos no laboratório de informática. Colocamos vários links relacionados ao tema: contágio, prevenção grupo de risco, imagens. Os alunos acharam a aula mais dinâmica e interessante.
O registro digital da experiência: Durante esta atividade eu e minha colega Nilsa pudemos analisar passo a passo uma atividade realizada na escola. Tivemos a oportunidade de refletir sobre as dificuldades e assim, poder melhorar nossas atividades.
Vagando pela Wikipédia: Já conhecia a Wikipédia como fonte de consulta, mas não imaginava ser uma ferramenta contemporânea tão revolucionária, pois qualquer um pode contribuir com algum conhecimento e compartilhar com o mundo, instantaneamente. Fiz algumas contribuições sobre o bairro onde moro.
Vagando pelo Wikcionário: Assim como na Wikipédia, qualquer pessoa pode criar um verbete, dando sua contribuição. É uma ferramenta interessante para utilizar em sala de aula.
Reflexão: “Bloco do Passo”: Quando trabalhamos em sala de aula, lidamos com diversos tipos de “inteligências”. Os alunos têm ritmos diferentes para o aprendizado. Às vezes, para chegarmos a um objetivo comum devemos delegar diferentes tarefas a serem cumpridas a cada um do grupo. Cada um realizando as atividades dentro de sua capacidade pode chegar a um melhor desempenho. Assim, como os integrantes do “Bloco do Passo”, cada um fez uma coreografia diferente do outro, mas o resultado final dependia de todos numa única sintonia. Nem todos dominam a prática com recursos tecnológicos, portanto uma divisão de trabalho teria um resultado melhor.
Pesquisando sobre o trabalho por projetos: relato de experiência com projeto realizado no Colégio Instituto Francisco de Assis: “Biodiesel: Bem mais perto de nós”.
Exploração de atividades do Portal do Professor: Análise de aula postada no Portal que achei mais interessante.
Links Interessantes do Portal do Professor: Durante a exploração pelos materiais do computador, Portal do Professor; descobrimos uma variedade grande de sugestões de atividades para todas as disciplinas.
Produtos e objetos do PORTAL DO PROFESSOR: Aulas interessantes, dinâmicas e diferentes, fáceis de aplicá-las e o que é melhor: podemos adaptá-las conforme a necessidade da turma ou conteúdo. É com certeza uma fonte riquíssima de pesquisa.
Após conhecer a variedade de atividades e links do portal do professor, planejamos uma atividade com mídias digitais sobre dengue, relatamos os resultados através de textos e uma apresentação de slides.
Fórum: Debate sobre as mudanças que podem ocorrer no processo de ensino/aprendizagem e possibilidades de contribuições das tecnologias: Reflexões e debates sobre como as características das tecnologias de informação e comunicação podem trazer significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica.
Relatos de Projetos de Trabalho: síntese das atividades desenvolvidas de um projeto realizado na Escola Estadual Ermelindo Félix de Miranda e análise do currículo em ação.
Plano de aula conforme roteiro disponível no Portal do Professor e plano de aula reelaborado.
Enfim, finalizando o curso Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC, analisamos o artigo “Desafios e Possibilidades da Integração das Tecnologias ao Currículo” e fizemos algumas reflexões de como o uso das tecnologias pode contribuir ao desenvolvimento do currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário