domingo, 13 de junho de 2010

Plano de Aula Reelaborado

1- Título: Saúde e Prevenção – AIDS/DST
2- Conteúdo:
· Doenças sexualmente transmissíveis;
· AIDS;
· Sexualidade.
3- Ano: 9º
4- Número de aulas: 06
5- Objetivo:
· Identificar a sexualidade como um processo do desenvolvimento físico e emocional;
· Compreender que as manifestações da sexualidade fazem parte da vida e são prazerosas, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada;
· Descrever e registrar dados, informações, idéias e conclusões na forma de desenhos, anotações, pequenos textos e de esquemas.
6- Expectativas:
· Identificar práticas saudáveis de higiene sexual, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis,
· Compreender o que é AIDS: formas de transmissão, prevenção e tratamento;
· Identificar manifestações de DST´s, formas de transmissão e prevenção.
7- Diagnóstico:
· Sondagem dos conhecimentos prévios do assunto (conceitos e preconceitos) a respeito de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS;
· Sondagem do conhecimento de pessoas que têm ou já tiveram alguma doença sexualmente transmissível;
· Pedir o depoimento a respeito de tabus relacionados à sexualidade.
8- Material Didático:
· Data Show;
· Aparelho de Som;
· Cadeiras;
· CD;
· Baralho Didático;
· Laboratório de Informática;
· Preservativo masculino e feminino;
· Panfletos educativos
9- Ampliação:
· Alertar sobre os perigos de contaminação de DST´s e AIDS durante o carnaval,
· Justificar o uso de preservativos (camisinha) como forma eficaz de prevenção à AIDS, DST´s e gravidez não planejada;
· Compreender a própria sexualidade.
10- Sistematização:
· Palestra para pais de alunos (Dia da Família na Escola) sobre AIDS e DST´s;
· Aula expositiva: projeção de slides em PowerPoint, relacionando o uso do preservativo na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
· Dinâmica: “Negociando o uso de Preservativo (Batata Quente)”;
· Dinâmica: “Contatos Pessoais e Cadeia de Transmissão”
· Pesquisa no Laboratório de Informática;
· Palestra e depoimento de um soro positivo;
· Coleta de material (sangue), por pessoas especializadas, para exames laboratoriais.
11- Avaliação:
· Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas;
· Apresentação de trabalhos;
· Produção e divulgação de texto argumentativo sobre cuidados com o corpo em relação à sexualidade.
12- Referência Bibliográfica:
CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais - Aprendendo com o cotidiano, 2ºed. São Paulo, Moderna, 2008.
http://www.abennacional.org.br/revista/cap6.3.html
http://www.programa-ato.com.br
www.google.com.br

Um comentário:

  1. OLÁ, SOU EDUCADORA E TAMBÉM TENHO UM BLOGUE NO MOMENTO NÃO ESTOU EM SALA, MAIS ESTOU NO VI SEMESTRE DE PEDAGOGIA E SEU BLOGUE CONTRIBUIU PARA UM TRABALHO MEU, OBRIGADO POR FAZER PARTE DE NOSSAS VIDAS COM SUA DEDICAÇÃO A EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir