domingo, 13 de junho de 2010

Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

O processo de educação atual é um modelo falho de transmissão do conhecimento, preparam-se indivíduos para um mundo que já não existe mais. O aluno deve encontrar interesse e estímulo no currículo escolar. A contextualização permite que o indivíduo estabeleça relações de sua realidade e possa atuar como cidadão consciente na sociedade.
Neste cenário bastante complexo, no qual as tecnologias audiovisuais interativas estão cada vez mais presentes, é necessário o planejamento de projetos, visando o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos. Para tanto, o uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC para desenvolver novas estratégias deve estar em todas as áreas de conhecimento do currículo, não apenas como um conteúdo à parte, mas integrado a todas as disciplinas.
Espera-se que o professor seja responsável pelas diferentes formas de interação, a fim de promover uma aprendizagem significativa por parte de seus alunos. Mas é necessário que se garanta aos professores, formação tecnológica, isso porque de nada adianta haver currículos inovadores, se as práticas pedagógicas permanecerem as mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário